Em caso de dificuldade de acesso entrar em contato por e-mail: admin@nucleohardware.com.br

Sign in to follow this  
Followers 0
Guest Thiago

Ventilação do processador

9 posts in this topic

qual o melhor metodo para deixar a ventoinha do processador: puchando o ar, ou tirando o ar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O ar é soprado p/ o dissipador de calor e não o oposto. O dissipador de calor recebe o ar frio soprado pelo fan do cooler e assim ajudará a dissipar o calor que ele puxa do processador p/ si mesmo.

Se vc tem nas mãos um cooler que não está fazendo essa ação e sim a ação oposta, soprando o ar p/ fora, significa que está mau montado e vc deve inverter a posição do fan. A maioria dos fans (ventoinhas) tem uma seta indicando o sentido do vento e essa seta deve apontar p/ o dissipador de calor.

Já a ventoinha (fan) usada nos gabinetes, também chamadas de "cooler de gabinete", se estiver fixada no painel traseiro, ela deve soprar o ar p/ fora. Se esta mesma ventoinha estiver fixada na tampa lateral do gabinete, aconselho que sopre p/ dentro do gabinete.

Share this post


Link to post
Share on other sites

sim, aqui em casa se eu ponho para soprar o ar ou puchar da no mesmo, q difera faz essa inversão?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para isso você tem que ver como é planejada a circulação do ar por todo o gabinete: entrada pela frente e lateral esquerda (nos gabinetes mais recentes) e saída por detrás

Se você olhar na lateral esquerda do gabinete (tendo o painel frontal à sua frente), verá que normalmente acima da posição do processador tem uma série de furos/abertura com ventoinha/etc, para permitir a entrada do ar frio de fora para a refrigeração do processador, tanto que alguns mais recentes tem um ´tubo´ para não misturar o ar.

O ar frio proveniente pelo painel frontal e dessa abertura lateral é sugado pelo cooler e passa pelo dissipador, assim o resfriando e por consequência ao processador. Se o ar fosse puxado pelo cooler por baixo, encontraria resistência da placa-mãe e da(s) ventoinha(s) da parte de trás, criando um fluxo não muito eficiente para o resfriamento

Já vi gabinetes (de lateral transparente, é claro) onde foi colocado um tudo de alumínio flexível que leva o ar externo da lateral diretamente para o cooler, não o deixando misturar com os refluxos ar de dentro do gabinete.. mas como ainda não tive a oportunidade de ter um desses em mãos, não posso comprovar a eficiência.

Não sei se seria possível em alguns casos inverter o ventilador do cooler, mas caso seja possível, recomendo uma certa atenção para a seta de direção nele, como o Fausto falou.

Share this post


Link to post
Share on other sites

No caso de Coolers para Gabinete parta do princípio, "O AR QUENTE TENDE A SUBIR" , ou seja, se for colocar o cooler na parte de cima do gabinete, coloque o cooler soprando para o lado de fora, como por exemplo, o cooler da fonte é direcionado pra fora. E caso for colocar o cooler da metade para baixo do gabinete, na frente ou na traseira.. coloque o cooler "soprando" para o lado de dentro do gabinete para entrada de ar frio que esquentará e sairá com os coolers superiores ou apenas com o da fonte.

No caso de coolers de processador devem ser posicionados soprando na direção do dissipador ou processador, como disse o Fausto, outras formas são arriscadas e errôneas.

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Thiago, depois dos esclarecimentos da Ace_Jayce e do Rafael, não há mais nada a ser discutido. É a mais pura aplicação da física, mesmo que vc queira contrariar é claro... hehehe... happy.gif

Os novos gabinetes com cones laterias e com direcionamento do ar frio externo p/ o cooler do processador, é algo realmente significativo, pode-se baixar a temperatura de trabalho do processador em até 8 °C. Se por ventura o fan do cooler do processador estiver invertido, essa ação não será possível, pois ao invés dele ajudar puxando o ar frio de fora do gabinete, ele vai na realidade impedir a entrada desse ar frio.

Na imagem abaixo vc pode observar bem o sentido correto do fluxo de ar.

user posted image

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esqueci de colocar isso também;

você pode verificar aí na sua máquina se dá alguma diferença fazendo monitoramento com o cooler conectado das duas formas, puxando ou soprando o ar.. pela diferença você verá qual a melhor configuração no seu micro

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tanto os técnicos de hardware como também os entusiastas da área, devem estudar sempre a questão do fluxo de ar no interior dos gabinetes. É um assunto interessantíssimo e pode ajudar muito no coltrole da temepratura de trabalho dos computadores.

Observem abaixo como esse assunto já era estudado com critérios técnicos desde a época dos computadores AT.

user posted image

Atualmente esse estudo está cada vez mais profundo e todos devem se dedicar a estudá-lo. Vejam o gabinete abaixo como o fabricante fez os estudos de circulação de ar em seu interior.

user posted image

Observem a ação do exaustor (cooler de gabinete) colocado em seu ponto mais alto, entre a fonte de alimentação e as baias dos dispositivos ópticos. Ele tem como função jogar o ar quente p/ fora e já muitas vezes ele fazendo o oposto. Lembrem-se que o ar quente sobe e sendo assim, ele será mais facilmente expulso com esse fan soprando p/ fora.

Fiquem sempre atentos a essas questões e procurem sempre se destacarem dos demais técnicos do mercado. Essa é a minha responsabilidade nesse fórum e vcs serão os futuros técnicos que o mercado receberá. wink.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fausto, valeu a dica sobre a ventoinha na parte de cima do gabinete, é algo não muito comum na maioria dos gabinetes comuns, mas que alguns gabinetes mais recentes (como o BTX que aparece na segunda ilustração) tem.

Outro detalhe importante também que vale ressaltar é a posição do gabinete.. não adianta ter um gabinete cheio de ventoinhas se ele ficar com a parte de saída encostado na parede ou com a lateral esquerda tapada numa dessas mesas estreitas.

Longe de onde o sol bate, SEMPRE! Gabinetes pretos, que são muito apreciados por sujarem menos, ter um visual mais bonito (e serem o terror dos técnicos pois arranhões aparecem muito mais), acumulam calor de forma cavalar.

É bom evitar colocar objetos em cima do gabinete, mesmo que não havendo saída de ar em cima, pois ajuda a acumular calor, isso eu vi por experiência própria aqui em casa.

Semana passada tive uma amiga que está fazendo upgrade me consultando sobre ventoinha frontal (ela vai comprar um PCAC da Evercool) e controle para ventoinhas com monitor de temperatura também para o painel frontal.. depois que a máquina dela estiver pronta pretendo dar uma espiada

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0